Em atenção as orientações das Organizações de Saúde nacionais e internacionais, as Sessões da Câmara passaram a ser fechadas, contando com a presença física apenas dos Vereadores e dos funcionários necessários, o público pode acompanhar as sessões por meio do facebook da câmara e na transmissão da Rádio Comunitária Santana FM.
Ontem (16) aconteceu a 11ª Sessão Ordinária do ano de 2020, contando com a presença dos 11 vereadores: Luciene Soares (DEM), presidenta; João Paulo Cabral (PT), vice-presidente; Lucas Matias (MDB), 1º secretário; Samuel Werton (DEM); Tonhão Temoteo (PT); Fernando Maia (PDT); Eduardo Freire (MDB); Ismael Feitosa (MDB); Arclébio Dias (MDB); Gildo Lopes (MDB), e; Joaquim Teles (MDB).
O tema central das discussões estiveram em torno do Covid-19 seus impactos e as ações tomadas pelo município. Luciene Soares e João Paulo Cabral solicitaram ao Poder Executivo Municipal a aquisição e distribuição de máscaras de tecido, destacando a necessidade dessa aquisição ser feita prioritariamente dos artesãos do município, fortalecendo a saúde pública e a economia local. João Paulo Cabral questionou a falta de divulgação por parte da Secretaria de Educação quanto aos impactos e estratégias para a recuperação pós-pandemia, sugeriu a contratação de um médico infectologista para orientação na definição dessas medidas e a curto prazo a compra de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA a serem distribuídos as famílias dos alunos da rede municipal de ensino.
Ainda sobre o tema, Eduardo Freire reiterou a complexidade da situação, afirmando não serem viáveis os questionamentos do Vereador João. Arclébio Dias informou aos presentes e, em especial, aos pais e alunos que a secretária de educação do município aguarda apenas o próximo decreto do Governo Estadual para apresentar seu Plano de Trabalho de recuperação do calendário escolar. Lucas Matias destacou sua tristeza com a crise do coronavírus.
Sobre os recursos recebidos e a serem recebidos pelo município na área da saúde, Luciene Soares destacou a necessidade da ampliação das ações de educação e conscientização até a população da zona rural. A Vereadora submeteu ao Plenário: a viabilização de uma Barreira Sanitária na entrada do nosso município, afim de acompanhar e avaliar as pessoas que aqui chegam; aquisição de EPIs adequados e treinamento para os profissionais da saúde do município; aumento e ampliação da insalubridade, hoje paga apenas a alguns funcionários da Secretaria de Saúde. Atualmente os que recebem insalubridade contam com 20% sob seu salário base, na indicação propus o reajuste de 20% para grau mínimo, 30% grau médio e 40% grau máximo.
Além dos pedidos da Presidenta Luciene Soares, estiveram em votação diversas matérias como: Moções de congratulações; Pedidos de providências; Projetos de leis, e; indicação. Todos aprovados por unanimidade.
Logo abaixo segue a gravação da 11ª Sessão Ordinária de 2020:
Há 2 ano(s)
Há 3 ano(s)
Há 3 ano(s)
Há 2 ano(s)
Há 25 dias
Há 27 dias
Há 29 dias
Há 157 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?